TERRAS POTIGUARES NEWS

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A INVEJA MATA

Um equívoco muito comum está no fato de as pessoas confundirem atitudes invejosas com ciúme. O ciúme tem como alvo os afetos e os sentimentos das pessoas. O comportamento invejoso, no entanto, é gerado pelo desejo incontrolável de ter o afeto recebido por outrem, possuir coisas, atributos, posições e poder alheios. A inveja consiste em desejar algo que pertence a outra pessoa.

Inveja: que sentimento será esse?
O comportamento invejoso pode ser definido, sinteticamente, como “o desejo incontrolável de possuir o bem alheio”.
Por ser um desejo incontrolável, a pessoa não mede o que faz para prejudicar o outro, para que, assim, ele obtenha o objeto invejado.
Por exemplo: uma garota destrói um presente que a outra ganhou. Destrói porque ela não o tem e ainda magoa a outra. Depois do ato invejoso, ou seja, do ataque ao objeto do desejo, vem a culpa. Essa culpa é o medo de ser retaliado por seu ato.
A inveja nasce da comparação: a situação financeira, o prestígio, o talento, a simpatia do outro geram o comportamento invejoso. A pessoa com sentimento de inveja se utiliza basicamente de dois mecanismos:
1. Um deles é aumentar o significado de seus próprios feitos, exagerando suas próprias realizações.
2. O outro é tentar diminuir o outro, tirando-lhe o brilho através de críticas e comentários maldosos.
Este tipo de comportamento é patológico. Ele se manifesta como um distúrbio, no qual existe uma “preocupação” exacerbada com o outro e o desejo permanente de destruir algo que ele possui.
Todavia o comportamento invejoso, muitas vezes, é justificado pelas superstições. Além de usar a sorte como argumento para explicar o sucesso do outro, a pessoa com atitudes invejosas também lança mão de artifícios como a superstição. “Olho gordo”, “nascer de quina pra lua”, são termos usados por estas pessoas para justificar o sucesso alheio, revelando, assim, sua incapacidade e seu sentimento de inferioridade.
O texto de Filipenses trata basicamente dos progressos do Evangelho e de como a prisão do apóstolo Paulo estimula o trabalho de evangelização entre os cristãos da Igreja Primitiva.
Particularmente aqui, Paulo especifica dois grupos que se sentem incentivados a levar adiante a evangelização. Um deles é favorável a Paulo; o outro é desfavorável.
1. O primeiro grupo manifesta espírito de colaboração com Paulo (v 15);
2. O segundo mostra espírito de rivalidade e inveja (v. 15). Encontramos aqui pessoas que invejam o ministério do apóstolo Paulo, com o desejo de “suscitar tribulações às dele” (v. 17).
Mais do que o ministério (bem alheio), estas pessoas invejam o carinho e a devoção dedicados a Paulo pela maioria das pessoas da igreja de Filipo.
Esse grupo usa a obra de evangelização com o intuito de produzir uma obra maior que a de Paulo, com isso ganhando a atenção da igreja.
Podemos perceber os dois mecanismos do comportamento invejoso na prática desse grupo:
1. O versículo 15 afirma que este grupo prega a Cristo por inveja ou disputa. Como o trabalho de evangelização busca aumentar sua confiança junto ao povo.
2. Para que isto aconteça, prega procurando suscitar tribulação ao apóstolo Paulo, com o objetivo de diminuir o apoio que a igreja de Filipo lhe dava.
Paulo não dá importância a esta atitude (v. 18). Para ele, o mais importante é o anúncio de Cristo. Todavia, ele entende que sua presença no meio da comunidade ainda é necessária, e busca superar estes conflitos (v. 25).
Como lidar com atitudes invejosas
Existe pouco material publicado sobre este assunto. Dentre o material publicado que encontramos, há uma certa concordância entre os autores sobre o seguinte aspecto: a origem de uma atitude invejosa na vida de uma pessoa encontra-se na convivência familiar.
Podemos lembrar aqui a história de José e seus irmãos. Esta narrativa (Gn 37,1-36) nos conta que Jacó amava mais a José do que a seus irmãos, porque este era o filho de sua velhice (v. 3). Os irmãos, ao perceberem a atitude de Jacó, passam a invejar José (v. 4), até surgir oportunidade para vingarem-se dele, vendendo-o para os mercadores.
No ambiente familiar (sem contar a sociedade), no qual são freqüentes as comparações (entre irmãos/ãs, esposas, maridos), existe uma grande propensão a comportamentos invejosos, visto que as pessoas que são alvo de comparações contínuas nunca estão satisfeitas consigo mesmas.
Portanto, uma das formas de lidar com atitudes invejosas é:
1. Evitar o máximo as comparações no meio familiar.
2. Combater estas atitudes. Devemos procurar mostrar a estas pessoas que suas personalidades, desejos e características não são iguais às das outras pessoas, portanto não adianta usar os outros como medida para sua vida. Só haverá satisfação quando a conquista for sua, e não quando for alcançada em cima da conquista do outro. Destruir o outro não o fará chegar aonde ele chegou.
3. Existe ajuda profissional (atendimento psicológico, acompanhamento pastoral), para ajudar a resgatar a auto-estima, a autovalorização, para que uma pessoa com comportamento invejoso perceba-se capaz de conquistar seu próprio sucesso, sem desmerecer o sucesso do outro.
Faça uma auto-avaliação e tente detectar alguma atitude de inveja.
Procure tomar alguma atitude para dissipá-la.
Deus te abençoe!

Fonte: Henrique Santos Filho

2 comentários:

  1. Oração forte para chamar alguém
    Oração forte para chamar alguém

    SIMPATIA INFALÍVEL, PORÉM NÃO SE PODE VOLTAR ATRÁS...

    SALVE POMBA-GIRA MARIA PADILHA RAINHA DAS 7 ENCRUZILHADA! Atrás de mim você ... vai vir de rastros, apaixonado e manso. Salve Pomba Gira MARIA PADILHA RAINHA DAS 7 ENCRUZILHADAS! Dizendo assim: Conheço a tua força e o teu poder, te peço que me atenda o seguinte pedido: QUE ... não coma e não durma, NÃO BEBA, NÃO TRABALHE, NÃO CONSIGA SE DIVERTIR, FIQUE TRISTE, DEPRIMIDO E SÓ PENSANDO EM mim . ... se não estiver ao meu lado. Que seu corpo queime de desejo E TESÃO por mim ... Que seu desejo por mim o deixe cego para outras mulheres. Que nenhum outra consiga fazer com que sinta prazer, somente eu terei esse poder. Que...deixe de vez todas as outras MULHERES QUE TIVER NA RUA, E EM CASA TOME ODIO E RAIVA DELAS E NÃO PROCURE MAIS NENHUMA OUTRA QUE NÃO SEJA EU. Que ele ... me procure a todo instante, HOJE, AGORA, desejando estar ao meu lado. E, que ME TENHA EM SEUS PENSAMENTOS O TEMPO TODO. AGORA, COM QUEM ESTIVER, ONDE ESTIVER ELE ... IRÁ PARAR PORQUE O seu PENSAMENTO ESTÁ EM MIM,... IRÁ FICAR LOUCO DE DESEJO, TESÃO E FICARÁ MUITO EXCITADO AO PENSAR EM MIM, NESTE MOMENTO PEÇO A TI MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS QUE FAÇA ... FICAR LOUCO DE PAIXÃO, DESEJO, TESÃO E MUITO EXCITADO POR MIM ...E FICARA LOUCO DE VONTADE DE ESTAR COMIGO, ME ABRAÇAR, ME BEIJAR E FAZER AMOR LOUCAMENTE COMIGO. E Ao deitar, ao acordar, que tenha sonhos ERÓTICOS comigo fazendo assim com que SE APAIXONE CADA VEZ MAIS POR MIM. PEÇO AJUDA A TI MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS, QUE FAÇA ... ME ACHAR LINDA, ME ACHAR GOSTOSA E ACHAR O MEU CORPO LINDO E FICAR LOUCO POR MIM E SENTIR CIUMES DE MIM. Que...sinta prazer somente por ouvir minha voz. Faça ele sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por outra e nunca sentirá. PEÇO A TI MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS QUE ME TORNE UMA MULHER MUITO BOA DE CAMA, QUE EU SEJA FOGOSA, ATRAENTE, SEDUTORA, SEXY, ME DE O PODER DE CONQUISTAR A TODOS OS HOMENS QUE EU QUISER E QUE EU LEVE... LOUCURA QUANDO ESTIVERMOS FAZENDO AMOR, QUE ELE GOZE VÁRIAS VEZES E SÓ DE ENCOSTAR EM MIM ELE FIQUE LOUCO DE TANTO DESEJO E MUITO EXCITADO, QUE A GENTE FAÇA AMOR LOUCAMENTE COMO ELE NUNCA FEZ COM NINGUEM, QUE A GENTE SEMPRE CONSIGA # JUNTOS E SEJA UMA EXPLOSÃO DE TANTO AMOR, DESEJO E TESÃO. Agradeço por estar JUNTO DE TODOS OS OUTROS QUE DIVULGUEI trabalhando a meu favor. Vou divulgar SEU nome em troca deste pedido, DE TRAZER ...MUITO APAIXONADO, CARINHOSO, FIEL, ROMANTICO E AMAVEL COMIGO. OBRIGADO MINHA RAINHA MARIA PADILHA DAS 7 ENCRUZILHADAS, CONFIO EM TEUS PODERES E QUERO QUE ESTEJA SEMPRE JUNTO DE MIM, ME TORNE UMA MULHER MUITO LINDA, JOVEM, DELICADA, AMADA E QUERIDA POR TODOS, ABRA TODOS OS MEUS CAMINHOS AJUDE-ME A CONSEGUIR TUDO O QUE EU QUERO COM RAPIDÊS E URGÊNCIA. MUITO OBRIGADA POR TUDO SEJA MINHA GUARDIÃ TODO O MOMENTO. Copie e cole um pedido igual a este aqui em 7 altares diferentes e dentro de 7 dias seu pedido será atendido

    ResponderExcluir
  2. Detesto a inveja é algo que só faz mal para as pessoas.

    horoscopo do dia

    ResponderExcluir

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 122 BLOGS E MAIS DE 10 MIL LINKS, . CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...